Anvisa disponibiliza curso para a Odontologia sobre segurança do paciente

O Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a divulgação do curso gratuito “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços Odontológicos”, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. O conteúdo, disponível em plataforma digital a Cirurgiões-Dentistas e graduandos em Odontologia, prevê fortalecer os cuidados relacionados à segurança do paciente na prática odontológica.

curso foi desenvolvido com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. O conteúdo tem como foco nas competências de regulação dos serviços e desenvolvimento de ações voltadas para melhoria da qualidade dos serviços de saúde do país. Com isso, foram elaboradas quatro aulas: 1 – segurança do paciente nos serviços de saúde; 2 – gestão de riscos à segurança do paciente na assistência odontológica; 3 – Eventos Adversos (EAs) na assistência odontológica; e 4 – prevenção de EAs. A carga horária total do curso é de seis horas e ficará disponível até dia 15 de julho.

Os cuidados do Sistema CFO/CROs com a valorização da Odontologia vão ao encontro das atribuições da Anvisa na promoção da melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde. Observa-se que os riscos inerentes ao exercício da Odontologia, que envolvem a segurança do paciente, estão associados às condições sanitárias, aos procedimentos que serão realizados, ao perfil do paciente e suas vulnerabilidades, bem como às doenças pré-existentes.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o conhecimento disponível a Cirurgiões-Dentistas e graduandos em Odontologia é essencial, não somente no contexto pandêmico, mas principalmente na rotina profissional. “A adoção de práticas clínicas e de segurança do paciente baseadas em evidências contribui significativamente para o avanço do exercício da Odontologia, considerando, inclusive, a utilização de novas tecnologias e execução de novos procedimentos. A oportunidade de familiarização desse tema aos acadêmicos também traz benefícios à assistência odontológica que será prestada por esses futuros profissionais no país”, destacou.

O curso conta com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e integra o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente. Além disso, a Anvisa também disponibiliza materiais técnicos, direcionados aos gestores, profissionais de saúde e pacientes, que podem ser acessados gratuitamente(CLIQUE AQUI).

CLIQUE AQUI para se inscrever no curso da Anvisa.

CLIQUE AQUI e acesse os materiais técnicos disponíveis.

INSCRIÇÃO ENVIADA COM SUCESSO!

AGUARDE CONTATO DO SETOR DE REGISTRO, EM ATÉ 72H, POR E-MAIL.