O CRO-MA esteve em Brasília, nos dias 21 e 22 de outubro, integrando uma grande mobilização nacional em defesa da valorização da Odontologia e pela atualização da Lei nº 3.999/61, que há 64 anos define o piso salarial dos cirurgiões-dentistas e médicos sem qualquer reajuste.
Durante os dois dias de mobilização, o presidente Dr. Joaquim Gonçalves Neto e a conselheira secretária Dra. Mônica Marletti Almeida, participaram ativamente da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Cirurgião-dentista na Câmara dos Deputados e o Lançamento do estande do CFO no Congresso Nacional, em meio às celebrações da Semana do Cirurgião-Dentista.
A comitiva maranhense realizou ainda visitas aos gabinetes dos deputados federais Allan Garces, Detinha, Marreca Filho, Cleber Verde, Pastor Gil e Márcio Honaiser, apresentando a urgência da pauta e buscando apoio político para a aprovação dos Projetos de Lei nº 765/2015 (Câmara) e nº 1.365/2022 (Senado), que tratam da instituição do piso salarial nacional da categoria.
A CARAVANA
O movimento, que reuniu o Conselho Federal de Odontologia (CFO), diversos Conselhos Regionais (CROs), a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), a Coordenação Nacional de Saúde Bucal e o Movimento Dentistas do SUS, reforçou a importância de reconhecer o papel essencial dos profissionais da Odontologia na promoção da saúde pública e na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente Dr. Joaquim Gonçalves Neto destacou que a luta pelo piso salarial não é apenas uma reivindicação trabalhista, mas também uma bandeira em defesa da qualidade da saúde pública. “ Reconhecer o trabalho do cirurgião-dentista é valorizar a saúde da população. Condições dignas e remuneração justa significam mais qualidade no atendimento e mais compromisso social_”, afirmou.
Com a participação ativa em Brasília, o CRO-MA soma forças ao movimento nacional por uma legislação mais justa e atualizada para todos os profissionais da área.