CRO-MA apura denúncia sobre exercício ilegal, constata irregularidades e cobra providências dos órgãos competentes em Timon/MA

O CRO-MA realizou no início deste mês, uma operação de fiscalização no município de Timon/MA, com foco na apuração de denúncia sobre exercício ilegal da profissão e vistorias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Timon.

Durante a inspeção, foram constatadas graves inadequações estruturais e sanitárias, como mofo nas paredes, ferrugem em equipamentos odontológicos, ausência de ventilação adequada e comprometimento da estrutura física dos consultórios. Também foram registrados relatos da escassez de materiais básicos para o atendimento odontológico, prejudicando a assistência à população.

Além das unidades públicas, a fiscalização se estendeu a clínicas privadas, onde foram verificados o cumprimento das normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a presença de responsáveis técnicos e a regularidade cadastral dos profissionais.

A equipe do CRO-MA também se reuniu com a coordenadora de saúde bucal do município, Dra. Nara Geysielle Costa Brito, para discutir as irregularidades encontradas e a situação dos profissionais vinculados às 57 UBSs locais. Em razão da denúncia de exercício ilegal da odontologia, o Conselho compareceu à 4ª Delegacia de Polícia Civil de Timon para relatar os fatos e solicitar providências legais.

Diante da gravidade dos problemas identificados, o CRO-MA encaminhou relatório técnico aos órgãos competentes, incluindo a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, além do Ministério Público do Maranhão, solicitando providências imediatas para assegurar condições dignas de atendimento à população e de trabalho aos profissionais da odontologia.

A ação também incluiu uma visita institucional ao CRO do Piauí, onde foram discutidas pautas de interesse comum, como procedimentos de fiscalização conjunta e combate ao exercício ilegal da profissão.

INSCRIÇÃO ENVIADA COM SUCESSO!

AGUARDE CONTATO DO SETOR DE REGISTRO, EM ATÉ 10 DIAS, POR E-MAIL.